Como ter um tratamento de água eficiente em sua indústria
Para ser utilizada pelas indústrias, a água necessita de um tratamento especial. Isso garante que seja segura e tenha a qualidade certa para os diferentes tipos de uso ou processos de fabricação.
Por exemplo, a água pode ser usada tanto para fazer a limpeza de equipamentos e peças quanto de pátios, galpões e estacionamentos.
Também pode ser usada em diferentes processos produtivos ou operações industriais, como em torres de resfriamento.
É comum ainda que seja utilizada para produção de alimentos – um litro de leite usa um litro de água para ser produzido, por exemplo – e para abastecimento humano de forma geral, desde consumo direto até abastecimento de pias, chuveiros etc.
É aí que entra o sistema de tratamento de água industrial: para garantir que a água esteja em conformidade com os padrões de potabilidade e/ou que seja adequada para a finalidade a que será destinada.
Além disso, estações de tratamento industriais garantem que a legislação seja cumprida, evitando contaminações e potenciais danos tanto à saúde humana quanto ao meio ambiente.
Um bom sistema de tratamento pode ainda oferecer maior eficiência hídrica, autonomia e economia significativa na conta de água das indústrias.
Saiba quais são alguns dos mais tratamentos de água mais comuns e veja como ter uma estação de tratamento eficiente em sua indústria:]
Como funciona o tratamento de águas industriais?
Em primeiro lugar, é importante mencionar que é possível não só tratar a água para uso industrial, caso que estamos discutindo aqui, mas também tratar os efluentes industriais (esgoto) para serem corretamente descartados ou reutilizados.
Existem diversos tipos de tratamento de água, sejam eles físicos, químicos ou biológicos.
A escolha do tratamento mais adequado para sua empresa precisa ser feita de acordo com as características da água bruta a ser tratada, da vazão de água a ser tratada e dos requisitos de qualidade exigidos para cada finalidade.
Alguns dos procedimentos ou etapas de tratamento mais comuns são:
Filtração e/ou decantação, para remover partículas indesejadas;
Tratamento aeróbio biológico para eliminar matéria orgânica indesejada, como em lagoas de aeração;
Abrandamento, processo que diminui a dureza da água ao remover íons de cálcio e magnésio;
Ultrafiltração, para obtenção de água pura;
Osmose reversa, processo similar à ultrafiltração indicado para alcançar maior pureza e evitar incrustações e entupimentos em tubulações e maquinários industriais;
Desinfecção por cloro, ozônio ou raios UV, a fim de impedir a proliferação de bactérias, vírus e outros microrganismos potencialmente perigosos na água;
E muitos outros.
Este é um conteúdo de curadoria RX sobre tratamento de águas. Para continuar lendo, acesse o site da Neowater.