09-12 de Setembro | 2025
São Paulo Expo

Climatização Hospitalar: conheça as normas e importância do controle do ambiente

Foto reprodução.

Hoje vamos abordar a climatização hospitalar. Diante dos diversos riscos presentes dentro dos ambientes hospitalares, torna-se essencial que o local tenha um sistema adequado e eficiente. Dessa forma, é possível evitar que fungos, bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde se propaguem pelo ambiente.

A instalação de um sistema de climatização é muito importante para o controle do ambiente. Além disso, ela atende aos requisitos básicos para as condições de segurança e garante maior conforto térmico aos pacientes e colaboradores que atuam no local.

A climatização hospitalar adequada auxilia na higienização de consultórios médicos, salas de cirurgia, pós-operatórios, UTI, UTI Neonatal e UTI Pediátrica. Ela mantém esses ambientes purificados e livres de agentes infecciosos.

Para que haja um controle maior do ambiente hospitalar, foram criadas algumas normas e leis com o intuito de manter o ar do local sempre adequado e saudável. Confira quais são elas e entenda suas funções para o controle do ambiente:

Norma e Lei para o controle do ambiente com climatização hospitalar

Norma 7256:2021

Lançada em 2005, a Norma Brasileira ABNT 7256 passou por uma revisão técnica no ano passado. Isto trouxe maior rigor na fiscalização da qualidade do ar. O principal objetivo da legislação é estabelecer parâmetros e requisitos mínimos de controle da qualidade do ar nos estabelecimentos assistenciais de saúde, incluindo consultórios médicos e dentistas, entre outras categorias de profissionais de saúde.

Um dos principais pontos da atualização é o cuidado com o chamado grau de filtragem do ar. Este acordo com cada tipo de ambiente em específico. Assim, a troca do filtro deve estar adequada ao lugar em que ele está posicionado. Em ambientes que contam com uma movimentação mais elevada de pacientes, por exemplo, a substituição deve ocorrer com maior frequência.

Outro ponto atualizado diz respeito ao grau de pressão do ar entre ambientes que estão situados em um mesmo complexo. Isso ocorre porque a pressão ajuda a conduzir o caminho do ar entre diferentes cômodos.

Assim, a revisão da lei aponta que os espaços de sala de espera, recepção e de circulação de pacientes estejam devidamente protegidos contra o ingresso de partículas resultantes de procedimentos de saúde contaminem esses ambientes. Dessa forma, a orientação é que seja feita a exaustão do ar com partículas. Tudo o mais próximo possível dos pacientes que passam por cirurgias.

[16:54] Marques, Thiago (RXBR)

Só corrigir a frase final. Está assim: Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre Luz à noite. Para continuar lendo, acesse o site da AirLink.

Climatização Hospitalar: conheça as normas e importância do controle do ambiente | AirLink Filtros

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre condicionamento do ar em ambientes hospitalares. Para continuar lendo, acesse o site da AirLink.