Cresce oferta de aparelhos usados nas plataformas de compra e venda
Cresce oferta de aparelhos usados nas plataformas de compra e venda
Enjoei, Mercado Livre e OLX estão entre as opções da web onde têm aumentado a procura por condicionadores de ar, climatizadores e ventiladores de segunda mão
O excesso de calor, combinado à falta de tempo para esperar a renovação dos estoques nas lojas – e até mesmo de dinheiro, claro – para investir às pressas frente ao rigor do aquecimento global, são palpites bastante razoáveis para quem deseje definir o que tem acontecido nesta área.
Ao pesquisar equipamentos usados, na tentativa de tornar a casa ou o escritório mais agradável quando os termômetros passam dos 30 graus, uma situação cada vez mais rotineira, até mesmo nas cidades de temperatura normalmente amena, você talvez se surpreenda com a abundância de ofertas.
Na OLX, por exemplo, são mais de 230 anúncios na categoria “climatizador de ar portátil” e quantidades igualmente expressivas de ventiladores e splits usados à venda neste final de mês, conforme é fácil perceber-se ao navegar pelas páginas do portal.
A própria plataforma confirma essa tendência, por meio de um levantamento, segundo o qual, as vendas de climatizadores cresceram 62%; as de ventiladores 30% e as de aparelhos de ar-condicionado 21%, na primeira quinzena de março, na comparação com igual período de 2023.
Com um custo médio 40% menor, comparativamente às máquinas novas, o ar-condicionado de segunda mão lidera a procura na OLX, seguido por ventiladores e climatizadores.
“Já é consolidada a procura e compra de aparelhos usados que amenizam o calor na nossa plataforma a cada aumento de temperatura. Esses produtos podem tanto gerar renda extra como ser uma opção para quem tem o orçamento mais apertado”, disse a diretora geral do site, Regina Botter, em comunicado à Imprensa.
Em termos de localização geográfica, Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas foram os que mais consumiram equipamentos usados, enquanto Tocantins figura como o que mais se expandiu neste campo, ao registrar 87% mais negócios, ante aos do ano passado fechados naquele estado, também de 1º a 15 de março.
Este conteúdo é uma curadoria Rx, para saber mais acesse: blog do frio