Limpeza do ar-condicionado no Transporte Público
Para evitar a transmissão de doenças seja no transporte público ou seja no automóvel particular, é preciso ter alguns cuidados. Hoje vamos explicar eles aqui.
Por que limpar o ar-condicionado do Transporte Público?
Um ar-condicionado sujo pode espalhar vírus e bactérias no ar que as pessoas respiram. Dentro dos transportes cheios de passageiros e com as janelas fechadas, isso é ainda mais perigoso.
É o mesmo ar que fica circulando várias vezes dentro de um ambiente fechado. E mesmo os ônibus e vagões mais amplos costumam andar cheios de gente durante a semana. O ar que uma pessoa respira, é o mesmo que todas respiram.
Se uma pessoa espirra ou tosse dentro do ônibus, os vírus e bactérias são sugados pelo sistema de ar-condicionado. Depois disso, a ventilação joga eles de volta e espalha por todo o interior do ônibus ou do vagão do trem.
Ar-condicionado sujo acumula vírus e bactérias
O ar-condicionado possui filtros que barram as sujeiras trazidas pela ventilação. Com o tempo, se não forem limpos, os filtros do ar-condicionado acumulam sujeira e gordura. E é aí que mora o perigo.
Bactérias e vírus podem se depositar nessas sujeiras e gorduras e viver ali por muito tempo. Por isso é recomendada a limpeza periódica desses sistemas. Mas você sabe de quanto em quanto tempo é o ideal?
Quando fazer a limpeza do ar-condicionado no transporte?
A periodicidade da limpeza depende do tipo de higienização. Existem dois tipos de limpeza no ar-condicionado:
- A limpeza dos filtros;
- A limpeza do sistema completo.
Vamos ver a seguir as diferenças entre cada uma:
Limpeza dos filtros nos veículos
A higienização dos filtros do ar-condicionado deve ser feita uma vez ao mês. Ela é mais superficial e normalmente pode ser realizada por qualquer pessoa.
Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre cuidados com a higienização do ar-condicionado no transporte público. Para continuar lendo, acesse o site WebArCondicionado.