Nova gestão do DN da ABRAVA comércio e distribuição assume com foco no fortalecimento e na sustentabilidade do setor AVACR

Nova gestão do DN da ABRAVA comércio e distribuição assume com foco no fortalecimento e na sustentabilidade do setor AVACR

Paulo Neulaender e Cida Contrera assumem o Departamento Nacional de Comércio e Distribuição da ABRAVA, com mandato até 2027, representando agora, um segmento que responde à 30% do faturamento total do setor AVACR

O Departamento Nacional de Comércio e Distribuição da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento – inicia um novo ciclo de gestão com Paulo Neulaender na presidência e Cida Contrera na vice-presidência. O mandato, que se estende até outubro de 2027, marca uma nova etapa voltada ao fortalecimento do comércio e da distribuição no setor AVAC-R.

Reconhecida por atuar como elo entre indústria, comércio e serviços, a ABRAVA segue como principal articuladora do setor junto ao mercado, governo e sociedade, reforçando pilares como capacitação, inovação, regulação técnica e sustentabilidade. Esses valores são fundamentais para os segmentos representados, que juntos devem ultrapassar, em 2025, a marca de R$ 54 bilhões em faturamento, com crescimento médio estimado em 18% em relação ao ano anterior e geração de cerca de 300 mil empregos formais, segundo dados do Departamento de Economia e Estatística da ABRAVA, liderado por Toríbio Rolon, ex-presidente do DN e atual diretor de Economia da associação.

Para o presidente Paulo Neulaender, representante da Frigga, o fortalecimento do DN depende do engajamento e da colaboração de todo o setor. Representando diretamente lojas e distribuidores do setor AVACR, o DN Comércio exerce papel estratégico como formador de opinião e canal direto com o mercado.

"Um DN forte é construído com a união do mercado e a participação ativa de seus representantes. Não há crescimento na zona de conforto, nem conforto na zona de crescimento. Nosso propósito é evoluir de forma coletiva e contínua O comércio tem uma responsabilidade estratégica dentro dessa cadeia", afirma Neulaender.

A nova gestão do DN Comércio e Distribuição, segmentos que representam aproximadamente 30% do faturamento total do setor AVACR, assume em um momento de otimismo, mas também de grandes desafios e transformações. No curto prazo, o foco estará em intensificar a capacitação da mão de obra nas áreas de vendas, expedição e administração, além de manter o comércio atualizado sobre variações de preços de insumos e condições de abastecimento — fatores que impactam diretamente a operação das empresas.

Em médio prazo, a diretoria pretende preparar o setor para as mudanças tributárias que entram em vigor a partir de 2026 e aprofundar o diálogo com os fabricantes de compressores, revisando processos e critérios relacionados à garantia de produtos. Já no longo prazo, o objetivo é promover o alinhamento ambiental das empresas, incentivando práticas sustentáveis e apoiando a adaptação às novas exigências regulatórias e de mercado, de forma a garantir competitividade e responsabilidade ambiental em toda a cadeia do comércio e distribuição do AVACR.

A nova diretoria reforça que a atuação do DN está alinhada aos eixos estratégicos da ABRAVA, com foco em qualidade do ar, segurança alimentar e descarbonização. As ações incluem o combate a práticas inadequadas, o fortalecimento da capacitação técnica e o apoio à difusão das diretrizes estratégicas da associação, visando à profissionalização e sustentabilidade do setor.

Para a vice-presidente Cida Contrera, representante da Frigelar, o momento é de consolidar o papel do comércio como elo essencial entre a indústria, os serviços e os clientes finais.

"O comércio é a porta de entrada para um setor mais profissional e alinhado. Representamos cerca de 30% do faturamento total do mercado, o que mostra nossa força e responsabilidade", complementa Neulaender.

Para contato com a nova gestão, e informações, enviar email para [email protected]