Por que a serpentina da evaporadora congela?
Foto reprodução.
Você já deve conhecer algumas condições de uso e instalação que causam o congelamento do aparelho de refrigeração. Pode ser a potência maior ou menor do que a necessária para resfriar o ambiente. Talvez a baixa temperatura externa. E até mesmo a configuração do termostato. Entretanto, na maioria das vezes, a formação de pequenos cristais de gelo na serpentina da evaporadora é consequência de outro problema: a falta de circulação de ar.
O que causa o problema?
Como dito no início do texto, uma das causas mais comuns de serpentinas de evaporação congeladas é a falta de fluxo de ar. Se não for soprado ar suficiente sobre a bobina da evaporadora, a serpentina não terá calor suficiente para absorvê-la. Isso fará com que a água condensada congele.
Como identificar um possível vazamento?
Se o fluxo de ar parecer fraco ou não ligar imediatamente, pode haver um vazamento de refrigerante. Outros sinais incluem ar quente passando pelas aberturas, ruídos sibilantes da unidade externa de A/C, serpentinas congeladas da evaporadora na unidade externa e odores desagradáveis ao acionar o sistema de aquecimento ou resfriamento.
Dicas para evitar o congelamento da serpentina
Limpe a bobina para permitir a transferência de calor adequada do ar para o refrigerante. A higienização aumenta a eficiência do dispositivo, de modo que o risco de congelamento diminui – assim como a conta de energia elétrica. Algumas medidas de prevenção também podem ajudar a impedir o problema.
- Verifique o nível do líquido refrigerante;
- Em ambientes comerciais, troque o filtro mensalmente. Já em aparelhos como o split, é indicado a limpeza periódica nos filtros;
- Mantenha as aberturas de alimentação abertas;
- Deixe a velocidade do ventilador aumentar;
- Verifique o termostato;
- Examine o dreno de condensado a cada semana.
Este é um conteúdo de curadoria RX sobre condicionamento do ar. Para continuar lendo, acesse o Blog do Seu Paschoal.