09-12 de Setembro | 2025
São Paulo Expo

Projetos e instalações de ar condicionado com aprovação ANVISA

Imagem: Pexels 

Especialmente Indústrias Alimentícias e Farmacêuticas necessitam de cuidados específicos nas operações, visando preservar a confiabilidade e segurança, mas também garantir a qualidade dos produtos a serem consumidos pelo público mais amplo. Assim, projetos e instalações de ar condicionado em estabelecimentos desse tipo requerem aprovação da ANVISA que muitas vezes pressupõem controle rígido de temperatura e umidade ambiente, além da qualidade do ar interno e muitas vezes o controle de pressão.

Com isso, ambientes de produção, processamento, envase e até mesmo armazenamento muitas vezes são tratados como “Salas Limpas” em função das necessidades dos processos relacionados, mas também das normas e diretrizes vigentes, investido cada vez mais em infraestrutura que viabilize o maior controle de contaminação, inclusive pelo ar. O atendimento às Normas e Diretrizes, incluindo ANVISA, considera uma série de requisitos, como o controle da quantidade de particulados e fluxo do ar, da temperatura e umidade dos espaços.

Dentro desse contexto, o setor de Ar Condicionado e Refrigeração (HVAC-R) é um importante parceiro, com soluções para maior eficiência energética e segurança em todas as etapas.  A criticidade das soluções e tecnologias a serem adotadas são determinadas em função das necessidades de cada produto e meio produtivo, e devem ser projetadas para cada caso em específico.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre condicionamento do ar. Para continuar lendo, acesse o Blog da SMACNA.