Tratamento de Ar: entenda a importância
para o setor de mineração
Foto: Pexels
O tratamento de ar, um dos temas da FEBRAVA, tem ganhado atenção especial nos últimos anos impulsionado pelo período da pandemia, em que as discussões sobre condições sanitárias e segurança nos ambientes públicos e privados passaram a ter ainda mais destaque no mercado.
Rodrigo Lopes Cardim, diretor da Sondar Comércios Serviços Especiais, empresa que atua na área de higienização, conta que o período teve “um aumento significativo na demanda por tecnologias de limpeza de dutos. A preocupação com a qualidade do ar e a transmissão de vírus impulsionou as empresas a adotarem serviços mais rigorosos de higienização e desinfecção, garantindo ambientes internos mais seguros e saudáveis. Esse movimento resultou em uma maior procura por soluções mais eficientes e avançadas”.
Empregado em diversos setores como comercial, de saúde e industrial, o tratamento de ar inclui desde a limpeza de equipamentos ao acompanhamento da qualidade por medições e é importante para a manutenção da saúde, bem-estar e preservação ambiental.
Mineração
No caso do setor de mineração, o processo é desenvolvido “em áreas com fornos, por exemplo, onde os principais cuidados são a limpeza regular dos dutos e o monitoramento contínuo da qualidade do ar. Nesse cenário, há uma maior presença de resíduos devido aos equipamentos, e essas medidas são especialmente importantes para garantir a remoção eficiente de partículas e contaminantes. Dessa forma, é possível manter um ambiente de trabalho mais seguro e minimizar os impactos ambientais decorrentes da operação”, destaca Cardim.
É claro que o atendimento ao setor também necessita de processos específicos e profissionais especializados, segundo o executivo. “O acompanhamento da qualidade do ar envolve a coleta de amostras, análise em tempo real, monitoramento de emissões, inspeções visuais e avaliações técnicas, além da verificação constante de indicadores de desempenho”.
Cardim acrescenta que a área de mineração exige um tratamento diferenciado em comparação com outros setores, “isso inclui a presença de poluentes específicos, demandas de ventilação em ambientes fechados, requisitos regulatórios específicos, escala e complexidade das operações. Esses diferenciais exigem uma abordagem especializada e adaptada às necessidades”.
Regulamentações
Tanto o tratamento de ar quanto a sanitização de ambientes precisam atender a critérios regulamentares não apenas no setor de mineração, como em todos os outros.
Segundo Cardim, “a norma NBR 15484 estabelece periodicidade para higienização e manutenção do sistema de ar; enquanto a NBR 14679 traz procedimentos de limpeza mecânica interna em dutos de ar-condicionado e ventilação e é referência para garantir a eficiência e a qualidade do processo”, explica.
O gestor destaca, ainda, outros parâmetros a serem seguidos. “Para a análise da qualidade do ar, a RE-09 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a lei federal 13.589 estabelecem os critérios técnicos para a avaliação e o monitoramento em ambientes internos. Essa resolução tem o objetivo de assegurar espaços saudáveis e livres de riscos à saúde das pessoas. As normas são importantes referências para a realização adequada da limpeza de dutos e a avaliação do ar, garantindo conformidade com as diretrizes estabelecidas”, finaliza.
Cenário atual
Quem acompanha as notícias da área sabe que a mineração apresentou, recentemente, resultados positivos de mercado e de empregos. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), divulgados em julho, o faturamento cresceu 6% no primeiro semestre deste ano, alcançando R$ 120 bilhões, em comparação com o mesmo período de 2022, quando contabilizou R$ 113,2 bilhões. Foram criadas aproximadamente 5 mil novas vagas durante os cinco primeiros meses deste ano. No último mês de fevereiro, o instituto destacou também que o setor pretende investir U$ 50 bi no país, no período de 2023-2027.
O crescimento de mercado repercute não apenas em novos equipamentos, e contratações, mas também na otimização de estrutura operacional, o que deve impactar na busca por soluções em Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração (AVAC-R).
O setor de mineração é um dos vários que são atendidos pelos produtos que serão apresentados na edição deste ano da FEBRAVA, maior evento de AVAC-R da América Latina.
A feira é a oportunidade de conferir lançamentos, tendências e fomentar negócios com centenas de marcas que atuam no desenvolvimento de produtos e tecnologias, e também, com empresas prestadoras de serviços.
Faça seu credenciamento gratuito para a Febrava clicando aqui!