09-12 de Setembro | 2025
São Paulo Expo

Ar-condicionado e refrigeração também impulsionam carreiras no exterior

Ar-condicionado e refrigeração também impulsionam carreiras no exterior

Os caminhos diferem, as especialidades também, mas existem vários pontos em comum quando se carimba o passaporte para acelerar a escalada rumo ao topo da profissão

O ditado popular segundo o qual uma andorinha não faz verão sintetiza, com rara felicidade, um ponto em comum quando alguém resolve voar mais alto na rota de sua carreira.

Cientes disso, multinacionais de vários segmentos têm apostado cada vez mais suas fichas em temporadas no exterior de seus executivos promissores, investimento com retorno muitas vezes surpreendente.

O HVAC-R não é exceção neste cenário, conforme demonstra a política adotada na área pela multinacional dinamarquesa Danfoss, com o aval não só nas evidências do dia a dia, mas também de comprovação científica.

Segundo o Relatório Global de Contratações Internacionais, elaborado pela empresa internacional Deel, da área de recursos humanos, do lado dos colaboradores também não faltam motivos para querer uma experiência externa.

Os atrativos vão desde a oportunidade econômica de viver com uma moeda mais forte, até a busca por uma qualidade de vida superior.

Com vantagens de lado a lado nessa opção, fica fácil compreender por que o Brasil está entre os cinco países com mais profissionais trabalhando para companhias estrangeiras.

De acordo com Simone Pimenta, Diretora de Recursos Humanos para América Latina da Danfoss, ”a qualificação profissional, aliada ao perfil do trabalhador brasileiro, que é dedicado e versátil, colaboram pela preferência desse tipo de profissional no exterior”, explica.

Não por acaso, o intercâmbio profissional é uma constante na empresa, que possui um programa interno, o Growing Together, que visa qualificar e reter talentos em programas de estágio.

”É uma forma de estarmos preparados para as frequentes mudanças em nossos quadros. Temos bons exemplos de colaboradores que, ainda jovens, são recrutados para operações em plantas da Danfoss no exterior”, comenta Simone.

Esse conteúdo é uma curadoria da RX, para saber mais acesse: Blog do frio