Como funcionam estádios refrigerados da Copa do Catar
Técnica usada combina isolamento do ambiente com "resfriamento direcionado ou pontual", que só ocorre nos pontos onde as pessoas estão.
Estádio do Catar para a Copa do Mundo 2022
Foto: Reprodução/YouTube Qatar2022
A Copa do Mundo do Catar começou com uma marca inédita antes mesmo da primeira bola ser chutada: seus oito estádios foram os primeiros da história do torneio totalmente com ar condicionado para todo o público pagante e demais presentes.
Segundo a Fifa, entidade máxima do futebol, a técnica usada combina isolamento do ambiente com "resfriamento direcionado ou pontual". Ou seja, o ar refrigerado só ocorre nos pontos onde as pessoas realmente estão. E o próprio design do estádio atua como uma barreira para impedir entradas de calor.
O ar condicionado entra por grades nas arquibancadas e bocais grandes no campo. Usando a clássica técnica dos condicionadores, o ar resfriado é puxado, resfriado, filtrado e lançado para fora novamente.
"Essas tecnologias de resfriamento usam as mesmas ferramentas, mas em uma escala muito maior", disse Saud Abdulaziz Abdul Ghani, engenheiro do Sudão criador da técnica e apelidado de "Dr. Cool" por conta de seus projetos.
O Comitê Supremo de Entrega e Legado da Fifa entrou em contato com a Universidade do Catar, onde ele é professor da Faculdade de Engenharia, para encontrar soluções para segurar a onda das altas temperaturas do país.
Este é um conteúdo de curadoria RX sobre refrigeração. Para saber mais, acesse o Portal Terra.