Cresce o uso da Inteligência Artificial no ensino do HVAC-R
Cresce o uso da Inteligência Artificial no ensino do HVAC-R
Bahia, Santa Catarina e São Paulo são exemplos dessa realidade
O incrível poder de reunir e cruzar dados que caracteriza os aplicativos dotados de Inteligência Artificial (IA) tem chegado ao ensino do HVAC-R em ritmo semelhante ao que se vê nos demais campos da vida cotidiana.
Cada instituição vem combinando tais recursos ao seu próprio método de ensino e já avalia possíveis novas aplicações, com base nos resultados obtidos a partir da pandemia, quando a IA ganhou maior força na área.
Assim, apostilas e cálculos manuais cada vez mais têm cedido espaço a soluções rapidamente acessadas pelos alunos nos seus smartphones, orientados por professores igualmente antenados nesses novos tempos.
Dentro de casa
No Campus Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA), por exemplo, a forte presença da Inteligência Artificial se constata a partir do seu curso superior na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).
“No Mestrado em Engenharia de Produto e Sistemas o uso de IA também é amplamente abordado”, informa o professor Luis Gabriel Gesteira, Coordenador do Curso Técnico em Refrigeração e Climatização daquela unidade.
Já no curso Técnico em Refrigeração e Climatização, assim como na Engenharia Mecânica – ambos diretamente relacionados ao HVACR -, ele afirma que a inclusão de IA será tema das próximas revisões curriculares.
“As disciplinas de Automação e Eficiência Energética, por sua vez, já abordam esse tema esclarecendo seus benefícios e apresentando suas potencialidades”, acrescenta Gesteira.
Solução híbrida
Enquanto isso, em Itajaí (SC), a Escola de Refrigeração CREAR é um exemplo típico de fórmula híbrida para a expansão da IA, Isto é, mesclando recursos internos ao que existe de mais novo nos aplicativos do gênero disponíveis no mercado.
“Toda a nossa didática, atualmente, baseia-se em aplicativos desenvolvidos com IA”, explica o diretor da instituição catarinense, Danilo Máximo, dando como exemplos disso os cálculos de carga térmica e termodinâmica.
Além de possuir seu próprio aplicativo de IA, salas de aula e laboratórios da escola têm hoje uma forte presença das soluções de IA desenvolvidas pelos fabricantes, ou seja, aquelas com as quais os alunos terão contato na vida prática.
No curso sobre VRF, por exemplo, o recurso empregado é o LATS, aplicativo da LG para a seleção de componentes destinados a essa modalidade de sistema.
O curso de refrigeração comercial da escola catarinense, por sua vez, adota um conjunto de aplicativos da Elgin para dimensionamento de câmara fria e especificação de carga térmica, cabendo ao sistema Secop o dimensionamento de tubos capilares.
“A gente usa igualmente no curso de ar-condicionado e de refrigeração comercial o aplicativo da Danfoss para a elaboração da régua de refrigerantes para fazer a termodinâmica”, acrescenta Danilo, lembrando ainda a larga utilização em sua escola do aplicativo da vizinha Embraco para dimensionamento de compressores.
Esse conteúdo é uma curadoria da RX, para saber mais, acesse: BLOG DO FRIO