09-12 de Setembro | 2025
São Paulo Expo

Entenda as causas e aprenda a evitar as perdas de fluidos refrigerantes

Foto reprodução.

Os vazamentos de fluidos refrigerantes são problemas que precisam ser evitados. Afinal, eles provocam prejuízos econômicos, pois é necessário fazer o reparo e repor o gás que vazou. Ao mesmo tempo, em muitos casos, causam sérios danos ambientais: CFCs, HCFCs e HFCs, quando escapam para a atmosfera, geram impactos significativos na camada de ozônio e contribuem para o aquecimento global.

A manutenção preventiva regular ajuda a evitar as fugas ou a identificá-las logo em seu início, minimizando os problemas mencionados acima.

Alguns dos principais indícios de que está ocorrendo vazamento de gás são:

• Perda de performance do refrigerador, com o compressor funcionando;

• Presença de umidade no compressor;

• Presença de óleo ao redor de uma conexão.

Nos sistemas domésticos, uma perda pequena já prejudica bastante o funcionamento. No caso dos hidrocarbonetos (como o R600a), o impacto de qualquer vazamento é ainda maior, pois a carga de gás é reduzida.

Já nos sistemas de refrigeração comercial, pequenos vazamentos às vezes demoram a ser percebidos, porque a carga total é maior. Por isso é que esses sistemas demandam uma atenção maior dos técnicos e dos proprietários dos estabelecimentos onde estão instalados. Esse cuidado é ainda mais importante porque a perda de fluido refrigerante afeta a saúde financeira do negócio: além do custo do produto para a reposição, é preciso pagar ao técnico que fará o serviço e ainda podem ocorrer prejuízos em função da desativação temporária do equipamento que será reparado.

Diversos estudos realizados no Brasil mostram que ainda persiste, em muitos supermercados, a tendência de apenas fazer a recarga do fluido refrigerante, sem buscar as causas que levaram à sua perda. É preciso destacar que essa recarga do sistema não deve ser feita sem antes ter verificado as causas de vazamento e feito o reparo. Essa prática incorreta gera gastos desnecessários e provoca impacto ambiental. Lembre-se e oriente seus clientes: não adianta colocar mais fluido refrigerante sem eliminar a causa do problema!

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre refrigeração. Para continuar lendo, acesse o Clube da Refrigeração.