09-12 de Setembro | 2025
São Paulo Expo

HFCs: nova irregularidade vem à tona na Europa

Lado obscuro do comércio de fluidos refrigerantes de alto GWP impacta seriamente indústria de refrigeração e ar condicionado no continente

Foto: Divulgação

Nos últimos tempos, a crescente atenção sobre o comércio de fluidos frigoríficos de alto potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) na Europa vem revelando uma complexa teia de transações envolvendo fornecedores turcos e importadores romenos.

O protagonista da trama atual é uma respeitada empresa da Turquia que recentemente se encontrou em meio a um embaraço internacional, segundo reportagem publicada pelo site britânico Cooling Post.

A alfândega romena, numa operação de rotina, interceptou um carregamento de 1.140 cilindros de hidrofluorcarbonos (HFCs) destinados a uma firma do condado de Brasov, na histórica região da Transilvânia.

A remessa, composta por R-134a, R-407C e R-410A, originou-se da empresa turca e foi expedida pelo estrategicamente localizado Porto de Constanta.

Ao ser procurada pela reportagem do Cooling Post, a empresa confirmou a transação, detalhando que o negócio foi pactuado sob os termos ex-works, ou seja, um contrato no qual o vendedor disponibiliza a mercadoria em suas instalações, e o comprador assume todos os custos e riscos do transporte desde esse ponto até o destino.

Esté é um conteúdo de curadoria RX sobre refrigeração. Para continuar lendo, acesse o Blog do Frio.