09-12 de Setembro | 2025
São Paulo Expo

Vacina bivalente exige refrigeração diferenciada

Foto: Shutterstock

Aproximadamente 18 milhões de brasileiros fazem parte dos grupos prioritários que apresentam maior risco de desenvolver formas graves da covid-19. Até o momento, o Ministério da Saúde já distribuiu cerca de 20 milhões de doses de imunizantes para todos os estados e o Distrito Federal.

Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente da pasta, Ethel Maciel, a distribuição das vacinas aos entes federativos está ocorrendo de forma escalonada.

“O que acontece, e por isso a gente precisa fazer esse escalonamento, é que essa vacina de RNA, que é a vacina bivalente, exige uma refrigeração diferenciada e precisa de freezers especiais. Os estados têm uma limitação de estoque, não conseguem receber tantos imunizantes. Então, a gente precisa fracionar as entregas para organizar a distribuição”, explica.

Neste primeiro momento, estão sendo vacinados idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. “Novos envios de vacinas bivalentes contra a covid-19 devem levar em conta a capacidade dos estados e municípios estocarem vacinas”, diz.

 

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre refrigeração. Para continuar lendo, acesse o Blog do Frio.