09-12 de Setembro | 2025
São Paulo Expo

Hamburgo vai aproveitar calor do esgoto para aquecer edifícios

Cidade alemã investe em projeto inovador de recuperação de calor de águas residuais | Foto: Shutterstock

A cidade de Hamburgo vai adotar uma nova abordagem para o aquecimento urbano, transformando o que antes era visto como resíduo em um valioso recurso energético. Esse desenvolvimento envolve a instalação de quatro bombas de calor da York, fornecidas pela Johnson Controls, na estação de tratamento de esgoto de Dradenau.

Segundo o fabricante, o projeto inovador é uma das primeiras implementações de bombas de calor em grande escala na Alemanha. A expectativa é que elas forneçam calor para mais de 39 mil residências, integrando-se perfeitamente à rede de aquecimento da cidade.

A previsão é que as bombas de calor evitem aproximadamente 66 mil toneladas de emissões de CO2 anualmente quando entrarem em operação em 2025, desempenhando papel estratégico na descarbonização da economia europeia e cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris.

As bombas de calor York Titan OM, que utilizam a hidrofluorolefina (HFO) R-1234ze(E) como refrigerante, vão recuperar calor das águas residuais tratadas que deixam a planta todos os dias. A energia térmica será então canalizada para o sistema central de aquecimento urbano da Hamburg Energie, parte da rede de aquecimento do Energiepark Hafen (Parque de Energia do Porto da cidade).

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre aquecimento. Para continuar lendo, acesse o Blog do Frio.