09-12 de Setembro | 2025
São Paulo Expo

Nova solução para aquecimento de água economiza até 85% no consumo de gás em hospitais

Foto reprodução.

Redução de custos e alta eficiência são grandes buscas de qualquer empresa. E não é diferente na área hospitalar. Otimizar as operações contribui para a sustentabilidade de toda a cadeia e beneficia profissionais e pacientes.

Focando no sistema de resfriamento e aquecimento de água, será que a solução que o seu hospital utiliza é mesmo eficaz? Não basta buscar equipamentos de refrigeração mais eficientes energeticamente, também é preciso analisar a possibilidade de reaproveitamento desta energia em forma de calor, normalmente descartada no ambiente externo.

Sistemas tradicionais de climatização absorvem calor de um ambiente interno e rejeitam calor para um ambiente externo, na maioria das vezes sem aproveitamento dessa energia. Bombas de calor tradicionais, com evaporação a ar, ao absorver calor de um ambiente externo, resfriam e desumidificam este ar através de serpentinas evaporadoras, mas este processo de resfriamento e desumidificação também não é normalmente aproveitado.

Você sabia que em instalações onde haja demanda simultânea de refrigeração (água gelada) e aquecimento (água quente), como hospitais e hotéis, o reaproveitamento de energia é possível e viável economicamente?

É recomendável que sejam analisadas ao longo das 8.760 horas do ano quais as demandas de refrigeração e aquecimento. A partir desta análise, deve-se determinar a fração de simultaneidade entre estas duas demandas. Em hotéis e hospitais, a demanda térmica diária de água quente para banho é de 10% a 20% da demanda térmica diária de água gelada para climatização.

Solução

As bombas podem ser instaladas em ambientes fechados e, inclusive, serem empilhadas para ocuparem menos espaço

Para aproveitar melhor todos os recursos, a Jelly Fish, divisão de aquecimento do Grupo Tosi, desenvolveu as bombas de calor com evaporação a água WW (Water & Water). Elas atendem à demanda de produção simultânea de água gelada, para sistemas de climatização, e água quente, para uso sanitário, em banhos ou qualquer outra necessidade entre 35ºC e 55ºC.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre aquecimento. Para continuar lendo, acesse o Portal Hospitais Brasil.