Como estão seus conhecimentos sobre os sistemas VRF?

Como estão seus conhecimentos sobre os sistemas VRF?

O volume de refrigerante variável sempre merece ter seus princípios revisitados

 

Lançado em 1982 pela Daikin – que patenteou mundialmente o nome Volume de Ar Variável -, o conceito que revolucionou o ar-condicionado recebeu de outras fabricantes a denominação VRF e até hoje merece ter seus princípios revisitados, devido ao seu elevado grau de inovação.

Características principais

  • Sistema de expansão direta.
  • Modulação precisa da capacidade.
  • Conectividade com múltiplas unidades internas, às vezes mais de 60 na mesma frigorífica.
  • Tecnologia inverter nos compressores “Scroll”.
  • Menor consumo de energia elétrica, inclusive comparando com outro VRV/VRF de uma linha mais antiga ou inferior.
  • Distribuição inteligente do refrigerante. Ou seja, cada unidade interna fica com sua parcela naquele determinado momento.
  • Operação simultânea de resfriamento e aquecimento (em modelos Heat Recovery).

O coração do sistema: compressor inverter

Um dos diferenciais dos sistemas VRV/VRF é o uso de compressores inverter de corrente contínua (DC Inverter), da modalidade “scroll” e totalmente herméticos, que não permitem instalar variador de frequência. Isso significa, na prática que esses compressores são montados na fábrica.

As vantagens do compressor inverter em sistemas como estes são:

– Economia de energia significativa.
– Funcionamento contínuo e silencioso, pois não há pico de corrente ou tensão.
– Maior vida útil dos componentes mecânicos.
– Controle mais preciso da temperatura.

O “Inverter” é um componente eletrônico de potência que faz variar a frequência da alimentação de energia elétrica a um motor, no nosso caso, um compressor, continuadamente.

Um inversor ou variador de frequência, popularmente conhecido como “Placa Inverter” é quem recebe a frequência da rede de 60 Hz e entrega ao compressor a frequência necessária em cada momento.

Isso nos remete a dizer que não é qualquer compressor, trata-se de um componente adaptado estruturalmente às várias frequências/velocidades.

Esse conteúdo é uma curadoria da RX, para continuar lendo, acesse: Blog do Frio