09-12 de Setembro | 2025
São Paulo Expo

Ar- condicionado seguro: da instalação à manutenção.

ABNT conta com acervo de Normas Brasileiras para auxiliar na instalação do equipamento que é um dos mais procurados no verão. 

A forte onda de calor que atinge o País impulsionou a venda de ar condicionado no país. Dados da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) apontam a previsão de quatro milhões de aparelhos vendidos no Brasil para residências e pequenas empresas em 2023, um crescimento expressivo em comparação ao ano anterior.

Mas, para aproveitar tudo que o equipamento oferece é bom ficar atender corretamente aos requisitos de instalação dos equipamentos. E é aí que entra a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que conta com um rico acervo de mais 50 normas, constantemente atualizado abrangendo desde requisitos para instalação, manutenção, segurança até a qualidade do ar ambientes internos, sob a gestão do Comitê Brasileiro de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABNT/CB-055).  Dentre as normas que regem a instalação de ar condicionado é possível citar a ABNT NBR 16655, sobre “Instalação de sistemas residenciais de ar-condicionado – Split e Compacto”, criada a partir de uma demanda da sociedade por suportes das unidades externas para proteção contra graves acidentes devido a possibilidade da queda dos equipamentos.

Este conteúdo é uma curadoria da RX, para continuar lendo acesse: Mundo do ar e da refrigeração