09-12 de Setembro | 2025
São Paulo Expo

Nem todo calor é igual, sabia?

Provavelmente sim, pois se trata de matéria abordada – com diferentes níveis de profundidade – pelos cursos de refrigeração e ar-condicionado; mas quem não a entendeu plenamente, sempre terá bons motivos para revisitar o assunto.

Dentre os que pensam assim está Fernando Spanhol, especialista em projetos de AVAC na área farmacêutica há quase 10 anos, para quem dominar as diferenças existentes entre calor latente e calor sensível pode fazer toda a diferença na realização de boas obras.

Conceito fundamental da termodinâmica, calor sensível – como o próprio nome diz – é definido pelo engenheiro como aquele diretamente ligado à variação de temperatura, e que pode ser medido com um termômetro. "Pense em segurar uma xícara de café quente, a sensação térmica que você experimenta é resultado do calor sensível", exemplifica Spanhol.

Quanto ao calor latente, o profissional o define como "um mundo intrigante", pois, ao contrário do calor sensível, ele não afeta diretamente a temperatura de um objeto. "Em vez disso, está associado a mudanças de fase, como a transição do sólido para o líquido (fusão) ou do líquido para o gasoso (vaporização)", explica.

 

Este conteúdo é uma curadoria da RX, para continuar lendo acesse: Blog Do Frio