09-12 de Setembro | 2025
São Paulo Expo

Como prevenir vazamentos em sistemas de refrigeração com CO₂

Especialista compartilha estratégias eficazes para minimizar riscos e gerenciar problemas nos supermercados

Refrigeristas que trabalham com R-744 devem ter amplo conhecimento das normas de segurança do trabalho NR-10, NR-12, NR-13 e NR-26, diz professor | Foto: Shutterstock

Em um mundo cada vez mais preocupado com as emissões de gases de efeito estufa e a eficiência energética, os sistemas de refrigeração com dióxido de carbono (R-744) têm se destacado como uma solução promissora.

No entanto, o gerenciamento de possíveis vazamentos neles representa um desafio significativo, principalmente em supermercados, onde a demanda por frio é constante e intensa.

Para entender melhor como prevenir e gerenciar vazamentos em máquinas com CO₂, conversamos com o professor Anderson Oliveira, da escola profissionalizante paulistana Intac Treinamentos.

Segundo Oliveira, o primeiro passo é reconhecer sua complexidade. “Diferentemente dos sistemas tradicionais com R-22 e R-404A, os equipamentos com R-744 operam sob pressões muito mais altas, o que exige cuidados especiais”, diz.

Um dos dados mais impactantes sobre o tema vem do programa GreenChill, da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês), que aponta que supermercados típicos americanos apresentam uma taxa anual de vazamento de cerca de 25%, o que dá aproximadamente 3,5 mil libras (1.587 quilos) de refrigerante por loja.

Com a transição gradual dos hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e hidrofluorcarbonos (HFCs) para fluidos de baixo potencial de aquecimento global (GWP), os desafios se intensificam.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre refrigeração. Para continuar lendo, acesse o Blog do Frio.