09-12 de Setembro | 2025
São Paulo Expo

Sistema de arrefecimento para central de água gelada e geradores de energia

O presente artigo aborda a implementação bem-sucedida de um sistema de arrefecimento na Central de Água Gelada e Geradores de Energia do Condomínio Ion, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. 

Este ambiente, que abriga sistemas de transmissão, data centers e estúdios de gravação para diversos canais da Globosat, opera 24 horas por dia, 365 dias por ano. O objetivo principal do projeto desenvolvido pela Consultar Engenharia e realizado pela A.Salles Engenharia, foi elevar a confiabilidade do sistema e promover a eficiência energética.

Introdução

No âmbito de um ambiente de operação crítica, a necessidade de aprimorar a confiabilidade e eficiência energética levou à concepção e implementação de um novo sistema de arrefecimento. Este sistema opera em conjunto com a infraestrutura já existente, composta por torres de arrefecimento em alvenaria. O projeto contemplou a instalação de duas torres de arrefecimento Evapco de 2.183 KW e três bombas de condensação horizontais monobloco da KSB, além das respectivas infraestruturas hidráulicas, elétricas e sistema de controle.

Desafios na Implementação

Um desafio significativo enfrentado durante a implementação foi a distância de aproximadamente 200 metros entre o local destinado ao novo sistema e a casa de máquinas, onde estão localizadas a Central de Água Gelada e os Geradores. A solução envolveu a instalação de uma rede de tubulações de 400 metros de aço carbono sch 40, sem costura, com diâmetro de Ø14”, 160 metros de tubulações de Ø8”, além de trechos de Ø 16” e Ø 10”, exigindo cuidado e precisão na execução. Para a interligação entre o novo sistema e o existente, em pleno funcionamento, foi necessária a execução de trepanações com sistema em carga em tubulações de Ø10” e Ø8”, no interior da central de água gelada.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre tratamento de águas. Para continuar lendo, acesse o site da engenharia e arquitetura.