09-12 de Setembro | 2025
São Paulo Expo

A importância da resistência de aquecimento do cárter do compressor.

Evitar que o fluido se condense, perdendo assim sua vaporização, é a principal finalidade deste componente vital para o bom funcionamento e a longevidade de um sistema, independentemente da temperatura exterior.

Em grandes intervalos entre operações, os componentes do sistema de refrigeração equalizam sua temperatura com a do ambiente exterior. O mesmo ocorre com o fluido refrigerante contido no compressor que, a depender da pressão do cárter, pode estar abaixo de sua temperatura de saturação, principalmente em dias frios.

Tal condição provoca a condensação parcial do fluido e sua diluição no óleo lubrificante, proporcionando o risco iminente de, no momento de uma partida repentina, haver a migração de uma mistura de óleo lubrificante e fluido refrigerante líquido para o interior do(s) cilindro(s), resultando num calço hidráulico, o que pode causar avarias irreversíveis no compressor.

Outro provável dano ao compressor é a ocorrência da remoção do filme de óleo nos mancais, promovida pela ação solvente do fluido refrigerante líquido da solução composta por óleo e fluido durante sua vaporização.

Para evitar tais cenários deve-se manter o fluido refrigerante sempre vaporizado mediante a utilização de componentes como a resistência de aquecimento de cárter de compressor, com a função de manter a temperatura do cárter acima da registrada no ambiente. (45°C, por exemplo).

Grande parte dos compressores já vem com a resistência de fábrica, porém, alguns não, cabendo ao técnico, nesses casos, detectar a necessidade de se instalar um dispositivo do gênero, sempre de acordo com as características operacionais do compressor onde será colocada.

Este conteúdo é uma curadoria da RX, para continuar lendo acesse: Blog do Frio